Notícias
DOUTORADO-SANDUÍCHE
PDSE tem 2,5 mil inscrições homologadas
Está disponível no site da CAPES a relação com as 2.509 inscrições homologadas para a seleção regida pelo Edital nº 26/2024, do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). A oferta é de uma vaga por programa de pós-graduação avaliado com notas 4, 5, 6 ou 7 pela Coordenação, o que significa um total de até 2.828 bolsas.
Os benefícios a serem concedidos são da modalidade doutorado-sanduíche, com duração de quatro a nove meses. Isso significa que pós-graduandos regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil poderão realizar parte de tal etapa de formação no exterior. Além da mensalidade, a CAPES oferece auxílios para deslocamento, instalação, seguro-saúde e adicional localidade, quando for o caso.
As atividades no exterior têm início previsto para o mês de setembro ou de outubro. Ao final da vigência da bolsa, já em 2026, os pós-graduandos devem retornar ao Brasil para a defesa da tese.
O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expande a colaboração com cientistas do exterior, aumenta a visibilidade da produção científica do País e fortalece os programas de pós-graduação nacionais. A iniciativa foi criada em 2006, ou seja, está prestes a completar 20 anos.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
